A Linguagem da Propaganda e a Relação da Cultura Popular com o Neuromarketing / Publicado no INTERCOM 2015 - Joinville – SC

06/06/2015

Título: A Linguagem da Propaganda e a Relação da Cultura Popular com o Neuromarketing: Estudo de Caso do Filme Publicitário The Force

O tema deste artigo é a relação entre o cérebro humano e as campanhas publicitárias e a influência exercida sobre ele sob a visão da semiótica e da linguagem da propaganda. Além de uma breve consideração dos conceitos de propaganda e marketing, analisa-se o estudo de caso do filme publicitário The Force, da Volkswagen, veiculado em 2011 no intervalo do Super Bowl, um dos mais bem sucedidos comerciais no âmbito do neuromarketing, tornandose uma referência nos estudos desta área. Também é feita a análise da cultura de massa e cultura popular na propaganda, onde a utilização de elementos e ícones da cultura pode ser fundamental para o sucesso de uma campanha.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Neuromarketing; Cultura; Filme Publicitário; Semiótica.

Publicado no INTERNCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Joinville - SC – 04 a 06/06/2015

OLIARI, Deivi, Eduardo; KREUSCH, Najara, Magali; DAMACENO, Fernando, Rodrigues. A Linguagem da Propaganda e a Relação da Cultura Popular com o Neuromarketing: Estudo de Caso do Filme Publicitário The Force / Publicado no INTERCOM 2015. ANAIS Intercom 2015. Disponível: http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-1345-1.pdf