Análise do Discurso Publicitário na Internet / Publicado no INTERCOM 2015 - Rio de Janeiro - RJ

07/09/2015

Título: Análise do Discurso Publicitário na Internet: as Clivagens Subterrâneas, os cookies e as Memórias Metálicas da Mídia Social Facebook, reforçam o Público e o Sujeito Individuado

Este estudo tem como proposta analisar a imbricação do discurso publicitário na mídia social facebook. Para tanto observamos essa nova mídia, salientando seu funcionamento diferenciado.Entre os elementos observados, destaca-se a produção dos espaços públicos e privados, nessa mídia, particularmente o efeito de individualização do sujeito. Parte-se da percepção de uma indistinção de interlocutores-pessoa jurídica e interlocutores-pessoa física. Procuramos, ainda, compreender os efeitos de uma outra imbricação que é a da memória metálica com a memória discursiva (dos sujeitos). Nesse sentido propõe-se uma investigação mais aprofundada dos aspectos acima para compreender a condição deste sujeito presente na mídia social Facebook. As análises permitem relacionar esses processos de indistinção e de deslocamentos com a forma-sujeito contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso; Cultura; Facebook; Internet; Mídias Sociais;

Publicado no INTERCOM NACIONAL - Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro, RJ – 4 a 7/9/2015

OLIARI, Deivi, Eduardo; GALLO, Solange Leda. Análise do Discurso Publicitário na Internet: as Clivagens Subterrâneas, os cookies e as Memórias Metálicas da Mídia Social Facebook, reforçam o Público e o Sujeito Individuado / Publicado no INTERCOM 2015. ANAIS Intercom 2015. Disponível: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2826-1.pdf