O cinema como Meio Publicitário: Merchandising no filme Transformers / PUBLICADO NO INTERCOM 2017 – Caxias do Sul – RS

17/06/2017

Título: O cinema como Meio Publicitário: Merchandising no filme Transformers

O tema deste artigo é o cinema como meio publicitário: merchandising no filme Transformers. O objetivo principal da pesquisa é mostrar que o cinema pode ser um meio de inserção para as marcas trazendo ótimos resultados, seja qual for o objetivo delas: lembrança ou divulgação. A metodologia utilizada na pesquisa foi uma revisão bibliográfica e análise do filme a partir de um estudo de caso do filme Transformers (2007), para identificar quais marcas foram inseridas e qual o método utilizado, se simples aparição do produto/marca, menção no roteiro e/ou parte fundamental para a conclusão do filme. O período para realização deste artigo foi de março a junho de 2015. Os resultados evidenciam que algumas marcas não muito conhecidas utilizaram o filme para divulgar seus produtos. As marcas mais populares utilizaram o filme para reforçar sua imagem. Além das vantagens para as marcas, os produtores dos filmes também se beneficiam de verbas provenientes do merchandising que são utilizadas para a produção do filme.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema; Merchandising; Publicidade e Propaganda; Transformers.

 XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017

OLIARI, Deivi, Eduardo; RODRIGUES, Eloisa, Amanda; SHCULZ, Maikon, Thiago; GAULKE, Johnny, Francis; SEWALD, Elvys. O cinema como Meio Publicitário: Merchandising no filme Transformers / Publicado no INTERCOM 2017. ANAIS SUL 2017. Disponível:

http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-0760-1.pdf