Tese de Doutorado - MÍDIA SOCIAL FACEBOOK: O PÚBLICO E O SUJEITO INDIVIDUADO

30/07/2014

Este estudo tem como proposta analisar a imbricação do discurso publicitário na mídia social facebook. Para tanto observamos essa nova mídia na perspectiva das mídias em geral, salientando seu funcionamento diferenciado. Entre os elementos observados, destaca-se a produção dos espaços públicos e privados, nessa mídia, particularmente o efeito de individualização do sujeito. Parte-se da percepção de uma indistinção de interlocutores-pessoa jurídica e interlocutores-pessoa física. Procuramos, ainda, compreender os efeitos de uma outra imbricação que é a da memória metálica com a memória discursiva (dos sujeitos). Nesse sentido propõe-se uma investigação mais aprofundada dos aspectos acima para compreender a condição deste sujeito presente na mídia social Facebook. As análises permitem relacionar esses processos de indistinção e de deslocamentos com a forma-sujeito contemporânea. Toma-se a Análise do Discurso como base teórica e analítica para esta pesquisa. OLIARI, Deivi Eduardo. MÍDIA SOCIAL FACEBOOK: O PÚBLICO E O SUJEITO INDIVIDUADO. Tese. Disponível: http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/109082_Deivi.pdf